Às vezes, a vida fica tão cheia, né? E-mails, trabalho, estudos, casa, parece que tem sempre algo para fazer. Eu também passo por isso.
Alguns dias posso fazer coisas grandes, mas não as pequenas. Alguns dias, as pequenas coisas me levam a pensar que posso realizar as grandes coisas, e então eu simplismente travo.
Minha saúde mental está ligada à minha capacidade de realizar tarefas e alcançar sucesso ao completar as metas da minha lista. Contudo, algumas tarefas permanecem pendentes, pois a sobrecarga de tentar fazer tudo o tempo todo me paralisa.
Muitos de nós passamos anos sem limites claros entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal. Como resultado, nos sentimos esgotados. Não é preguiça, é só a pressão de querer fazer tudo.
Por que não posso relaxar sem pensar no que tenho que fazer depois?
A verdade é que hoje em dia a gente se sente pressionado o tempo todo. E é aí que vem o esgotamento, exaustão e estresse crônico.
Então agora, pelo bem da nossa saúde e felicidade, vamos começar reconhecendo o esgotamento e o mais cedo possível encontrar formas de combate-lo.
Se você se identifica, veja cinco sinais de esgotamento e cinco maneiras de se recuperar.
5 sinais de que você está esgotado
1) Você está exausto, tipo, muito exausto.
Esgotamento é quando o cansaço atinge outro nível. Pensa num cérebro confuso, falta de motivação geral e irritação fácil. Sente dificuldade de se concentrar? Anda mais frustrado que o normal? Levantar da cama está sendo um desafio? Seu corpo dá sinais; é só prestar atenção.
2) Seus relacionamentos estão abalados.
Esgotamento pode levar algumas pessoas a descontar nas pessoas ao redor (normalmente, quem menos merece). Outros se isolam. Observa como você está lidando com seus relacionamentos quando o esgotamento bate à porta.
3) Seu desempenho no trabalho está caindo.
Sentir-se insatisfeito, preso, irritado, sem ambição? Isso é esgotamento. Antes de jogar tudo para o alto, veja se há algo que possa fazer ou alguém para conversar. Há uma diferença entre tédio temporário e esgotamento prolongado.
4) Problemas crônicos de saúde estão surgindo.
Se ignorado por muito tempo, o estresse crônico pode levar a sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, problemas digestivos e depressão. Acredite! Não vale a pena.
5) Você não está se cuidando.
Muita bebida, muito café durante o dia e pouco sono entre eles pode ser uma forma terrível de lidar com o esgotamento. Fique de olho nos seus vícios e como os usa quando está estressado. Pode ser fumar sem parar, ficar sedentário, descontar na comida, cada um tem sua maneira.
Veja Também:
5 etapas para se recuperar do esgotamento
1) Reserve um horário para relaxar.
Precisamos nos lembramos dos hobbies relaxantes e inclui-los na nossa vida seja yoga, leitura, quebra-cabeças, caminhada ou participação em happy hours. É importante ter um momento da sua vida que não esteja ligado ao trabalho e reservar tempo para isso apenas porque te faz feliz.
Eu particularmente amo pintar livros de colorir ou montar quebra-cabeças - Meu record foi 5000 peças - quando tenho um tempinho. Aliás acho que terminando aqui vou colocar em prática meus dons artísticos.
Se você estiver interessado em iniciar alguma dessas atividades relaxantes que pratico, aqui estão alguns itens que costumo utilizar:
Livros de colorir da Johanna Basford - Honestamente, desde que esses livros se tornaram populares, sou completamente apaixonada pela arte desta autora. Os desenhos são cheios de detalhes, mas não são cansativos, o que torna a experiência de colorir muito mais divertida.
Lápis de Cor - Não é segredo que eu desejava aquela caixa com 1001 cores diferentes. Até montei uma caixa organizadora só para os meus lápis de cor. Mas, se precisar de uma recomendação, experimente a caixinha da Faber-Castell com 48 cores. Ela atende bem para colorir seu livro e oferece mais opções do que a de 24 cores.
Agora, se quiser se aventurar, invista na caixa com 72 cores, rs! Juro, acabei comprando, e apesar das dúvidas sobre qual cor escolher, como uma boa geminiana que sou, não me arrependo.
Quebra-Cabeça - Tenho verdadeira paixão por montar quebra-cabeças. Apesar de fazer um tempo que não monto. No carnaval de 2015, dediquei todo o tempo a montar um que tinha 2000 peças, reproduzindo uma obra do Romero Brito que, agora, enfeita meu escritório como um quadro.
Além de desafiar a mente e aprimorar habilidades cognitivas, essa atividade se tornou meu refúgio relaxante contra o estresse diário. Recomendo os quebra-cabeças da Grow, pois oferecem uma variedade incrível de imagens e opções de peças.
Montar quebra-cabeça pode ser uma atividade prazerosa para fazer sozinho ou reunir amigos e familiares ao redor da mesa. Só um lembrete: Atenção aos pets ou crianças pequenas para evitar a frustração da peça ser perdida no final.
Abaixo coloquei alguns modelos de Quebra-Cabeça da Grow. Caso tenha interesse clique em cima da imagens e veja todos os modelos disponíveis.
2) Desconecte.
Desligue o telefone e dê um passeio. Passe uma tarde caminhando em um parque ou cuidando das suas plantinhas no jardim. Durante o jantar elimine o celular e deixe ele longe de vista. Embora celulares, notebook, tablets e afins pareçam necessários para a vida moderna, desligá-los estabelece limites e agiliza seus processos de pensamento, já que você não está sendo bombardeado por tudo quanto é tipo de informação ou pelas notificações do Instagram, Facebook, TikTok e outras tantas redes sociais.
Veja Também:
3) Durma o suficiente.
O sono é a cura para quase tudo. É necessário para a memória, produtividade e função mental geral. A recuperação do esgotamento exige que você reabasteça os recursos necessários para lidar com o estresse, e o sono é o número 1.
Clique abaixo e saiba mais sobre o sono:
4) Preste atenção ao seu corpo.
Cada pessoa e cada corpo reage de maneira diferente ao estresse crônico. Alguns podem sentir dores de cabeça ou tensão nos ombros. Talvez você tenha problemas de digestão ou sofra ataques de ansiedade. É importante sintonizar os sinais físicos que seu corpo está lhe dando.
Veja Também:
5) Entenda quando o problema é seu e quando não é.
Pense nisso: o seu esgotamento é motivado por fatores internos, como pressões sociais, ou externos, como mais demandas e menos recursos no trabalho? Entenda o que está estressando você e com quem ou o que você precisa lidar com isso, seja com seu chefe, família, amigos ou com você.
Veja Também:
Com Carinho;
Juliana Faissola
Explorando os caminhos da vida aos 40, esta mulher apaixonada por descobertas busca incessantemente qualidade e bem-estar. Enfrentando a ansiedade, encontrou na terapia uma fonte de luz e equilíbrio. Amante da leitura, fotografia, cachoeiras e terapias alternativas, acredita no poder transformador da autodescoberta. Convida a todos a se juntarem a ela nessa jornada de autoconhecimento, celebrando as maravilhas da vida com leveza e sorrisos
Lembrei que amo pintar.... vou tentar rs
Otimas formas de como lhe dar com o Esgotamento
Eu lendo aqui descobri que estou muito cansada
🥰